E-BOOK

  21 Estratégias de Evangelismo

Quero Baixar AGORA!

 


 

Entendendo O Chamado De Deus

19/06/2018 14:54

 

 

Homens cheios do Espírito Santo são homens apaixonados pelas almas perdidas, apaixonados pela obra e pela pregação do evangelho da graça. Infelizmente, é comum encontrarmos em nossas igrejas obreiros que se dizem cheios do Espírito, mas inertes, incapazes de se levantar e proclamar que Jesus vive. Frequentemente, repetem “Deus me chamou”, mas seguem indiferentes às necessidades do Reino de Deus.  

 

Deus chama o homem para servir, amar e obedecer. Dizer “Deus me chamou” implica refletir a Glória de Deus, é impossível ao homem passar por uma experiência pessoal com Deus e não ser lapidado e revestido pelo seu poder. Foi assim com o profeta Isaías e mais tarde, no novo testamento, com o apóstolo Paulo, que após se encontrarem pessoalmente com Deus foram completamente transformados e impulsionados a agir.

 

Vejamos:

O profeta Isaías em seu livro, capítulo 6, tem uma visão. Nesta visão o profeta contempla a grandeza de Deus, o seu poder e sua santidade. Nesse momento ele reconhece que é impuro e pecador, e que não é digno de ver o Senhor. Até que o anjo o toca com uma brasa viva e o purifica. A partir daí Isaías recebe o chamado de Deus, a sua missão.

 

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isaías 6:1-8

 

No texto bíblico acima há uma sequência de fatos na vida do profeta Isaías que merecem destaque: Primeiramente ele reconhece quem é Deus e apenas em um segundo momento, Isaías reconhece quem ele é, que é pecador, e pode-se dizer que num ato de arrependimento é purificado e só então recebe o chamado de Deus.  

 

Algo semelhante ocorre com o Apóstolo Paulo, ainda conhecido como Saulo, no livro de Atos, capítulo 9. Em sua visão, Paulo pôde ver o próprio Cristo ressuscitado. Isso foi o suficiente para arrepender-se do que fazia e mudar de direção.

 

...subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
Atos 9:3-5

 

Mesmo que não relate, é perceptível que Paulo, assim como Isaías, reconhecendo a grandeza de Deus se lança ao chão, em arrependimento, segue um novo caminho guiado por Deus, cumprindo a sua missão. Sendo obediente a visão que recebeu, como ele reforça mais tarde em Atos 26.

 

Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;
Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Atos 26:16-19

 

Precisamos ter visão e aceitar nosso chamado, ou a nossa missão. Embora essa visão ocorra de forma diferente, ou seja, Deus chama a cada um particularmente, nossa visão tem um só propósito: Reconhecer a grandeza de Deus, seu poder e sua santidade. A visão da igreja deve ser completa, deve enaltecer e engrandecer a Deus, fazer o seu reino conhecido e preparar a sua volta.

 

A missão de pregar o evangelho foi deixada para todos, não apenas missionários, evangelistas ou pastores. Mas, para toda a igreja de Cristo, todos os cristãos.

A Bíblia diz:

 

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Marcos 16:14-18.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12.

 

Jesus nos prometeu ainda o seu Espírito, o Espírito Santo, quem nos guiará, nos consolará, nos confortará. É Ele quem continua a dar a Igreja de Cristo, profecias, visões e sonhos.

 

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos. Atos 2:17

 

O Espirito do Senhor nos ungiu para cumprirmos nossa missão:

 

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
Isaías 61:1-3

 

Não perca de vista seu chamado, seus sonhos, suas metas, sua visão. Você não é um cristão a mais, nascido por casualidade, sem missão, sem propósito, sem meta, sem esperança. Você foi chamado para uma missão.

 

Que possamos como Paulo e Isaias, que cumpriram sua missão em obediência a visão que tiveram, sermos fieis ao chamado de Jesus para pregar o evangelho da graça de Deus a toda criatura.

 

Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

 

Amém!