Como memorizar a Bíblia?

03/08/2015 15:38

Como memorizar a Bíblia?

 

A leitura bíblica diária em si já é um grande desafio para o cristão que deseja meditar na palavra dia e noite. Além de ler, memorizar as escrituras parece ser um feito sobrenatural. Alguns até pensam que a memorização de versículos bíblicos não é necessária, mas, quando nos dedicamos a memorizar a Bíblia, algo muda em nossas vidas.

 

Você já deve ter ouvido muitas vezes o quanto é importante memorizar a Bíblia, por isso hoje vou apenas fazer uma pergunta: Como você poderá manejar bem a palavra que você não conhece?

 

Como está escrito “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15)

 

Memorizar versículos bíblicos requer tempo e dedicação, como todo exercício pode parecer difícil no início, mas com o passar do tempo se tornará fácil e compensador.

 

Em primeiro lugar “queira”, queira muito, deseje de todo o seu coração memorizar as escrituras, o interesse é fundamental. Em segundo lugar ore e peça a Deus memória para alcançar seu objetivo, em terceiro lugar seja disciplinado, faça da memorização bíblica um hábito diário. Em quarto lugar persista, seja persistente e não desista nunca.

 

O melhor horário para memorizar a Bíblia é pela manhã, assim durante o dia você poderá revisá-lo, recitá-lo várias vezes, e à noite, antes de dormir, meditar sobre o texto e aplicá-lo a sua vida.

 

Abaixo listei 5 dicas que o ajudarão a memorizar a Bíblia

 

1. Leia o versículo escolhido.

 

2. Repita 5 vezes em voz alta.

 

3. Escreva-o em um pedaço de papel, leia-o em voz alta, em seguida apague duas palavras e leia-o novamente, siga apagando as palavras e recitando o versículo até que não haja mais palavra escrita.

Importante: Escreva também a referência bíblica.

 

4. Escreva o versículo em um pedaço de papel e coloque-o em um lugar visível para que você possa visualizá-lo várias vezes durante o dia, ou leve-o com você, no bolso ou na bolsa, e leia-o quando estiver com tempo ocioso.

 

5. No fim do dia, pegue o papel, leia 5 vezes em voz alta e medite sobre o versículo. Guarde-o em uma caixa preparada especialmente para isso. Sempre que puder revise os versículos que você tem de memória.

 

 

Você pode seguir este método para memorizar versículos chaves, capítulos ou até livros inteiros. Mas também pode criar seu próprio método, ou se preferir, faça um curso de memorização da Bíblia.

 

Jesus o abençoe!

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!