Como ensinar a criança a orar

21/07/2015 14:19

Como ensinar a criança a orar

 

A vida de oração da criança começa quando ainda bebê os pais o tomam em seus braços para orar, seja antes de uma refeição, antes de dormir, ou até mesmo na igreja. A criança cresce observando essa prática até que aprende a reproduzir suas primeiras palavras e é convidado pelos pais, ou professores da escola bíblica dominical a orar, é nesse momento que surge a necessidade de ensiná-las a falar com Deus.

 

Listamos abaixo algumas estratégias para ajudá-lo nesta missão tão especial, “como ensinar a criança a orar”.

 

Antes de começar

 

Crie um ambiente de confiança, onde a criança não sinta medo ou vergonha de orar.

 

Ensine a criança que Deus está perto e que Nele a gente pode confiar. É importante que a criança saiba que oração é relacionamento com Deus.

 

Fale com as crianças sobre as respostas de oração. As crianças precisam saber que Deus responde, mas sua reposta pode ser: sim, não, espere. A vontade e o tempo de Deus é boa, perfeita e agradável, devemos e podemos crer nisto.

 

Explique para a criança que a oração é um momento de reverência, é quando falamos com Deus.

 

Evite orar por muito tempo (a oração deve ter no máximo 1 minuto), não use palavras de difícil compreensão para as crianças, nunca obrigue uma criança a orar (a oração deve ser uma expressão do coração e agradável para as crianças, nunca algo forçado). Se as crianças estiverem agitadas e distraídas, pare e mude de estratégia, retorne às orações quando estiverem atentas.

 

Ao ensinar os pequeninos a orar é necessário considerar a idade de cada um, as crianças de 2-4 anos tem um vocabulário reduzido, o ideal é que elas repitam a oração. As crianças de 5-6 anos copiam a oração que escutam, excelente fase para ensiná-los a orar. Já as crianças de 7-9 anos sabem ler e por isso tem mais autonomia. As crianças de 10-12 anos estão na fase de passagem da infância para a adolescência, estão estruturando seus valores, e por isso seus pedidos de oração tendem a ser mais pessoais.

 

Estratégias

 

1. Crie o cantinho da oração (Decore bem bonito)

 

2. Escolha uma música (Instrumental ou que fale de oração para este momento)

 

3. Tapete de oração (Utilize EVA e fitas para confeccioná-los)

 

4. Caixa de oração (Confeccione uma caixa pra que as crianças depositem seus pedidos de oração)

 

5. Guia de oração

Crie um guia de oração com os seguintes itens: Família, amigos, igreja, escola, etc. Caso seus alunos não saibam ler, faça-o com desenhos.

* Orar pela família

*Orar pela igreja

* Orar pelos amigos

* Orar pelos amigos que não conhecem a Jesus

* Orar pelos missionários

* Oração de gratidão

* Escrever o nome de uma pessoa que te deixa preocupado

* Escrever o nome de uma pessoa que te magoou

* Escrever uma coisa que te chateou

* Escrever seu maior desejo

 

6. Seja criativo e utilize materiais didáticos (visuais e criativos) como estratégia para prender a atenção das crianças e mantê-los por mais tempo em oração.

 

7. Livro ou diário de oração

Ideal para crianças de 10-12 anos, nessa idade os pedidos de oração são mais pessoais, é um tempo oportuno para começar um diário de oração.

 

Esperamos que estas dicas sejam uma benção em seu ministério. Capacite-se para servir ao Senhor com excelência, faça um curso de Formação de Professores e Líderes Para o Ministério Infantil,  cresça na graça e no conhecimento de Jesus para realizar a obra, na igreja local, com o ministério infantil. Jesus o abençoe!